Políticas de ensino e de formação de professores de línguas no Brasil: reflexões e ações à luz dos estudos sobre letramentos - Dra. Fernanda Costa Ribas

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 30/03/2021 - 10:21
Última modificação: 07/09/2021 - 15:25

Resumo: Amparado nos estudos sobre letramentos (letramento digital, letramento crítico, letramento emocional, multiletramentos, novos letramentos), conforme autores como Weare (2004), Matthews (2006), Lankshear e Knobel (2006), Dias (2010), Cope e Kalantzis (2012), Benesch (2012), Janks (2013), Junqueira e Buzato (2013), Monte Mór (2013, 2014, 2015), Rocha e Maciel (2015), dentre outros, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar e problematizar as políticas de ensino e de formação de professores de línguas propostas recentemente no Brasil, bem como propor ações de formação crítica de alunos e professores de línguas. Tratase de uma pesquisa qualitativa que engloba tanto a análise documental (leis, resoluções, currículos) quanto a pesquisa de campo, que pretende contar com a participação de professores formadores, professores de língua em formação inicial, além de professores de língua em exercício nas redes pública (municipal, estadual e federal) e seus alunos. Questionários, entrevistas semi-estruturadas e narrativas de experiências serão os instrumentos empregados na coleta de dados. Espera-se com esta pesquisa provocar reflexões e ações que possam incidir na formação crítica de aprendizes e de professores de línguas e no desenvolvimento de seus letramentos, tratando política educacional de maneira situada e includente

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