Serviço

Intercâmbio e Internacionalização

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 16/11/2020 - 14:41
Última modificação: 10/10/2023 - 09:14
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Comunidade externa
Assunto: 
Auxílio financeiro / Doutorado / Pós-doutorado / Bolsas / Pesquisa / Projetos / Serviços
Definições: 

O Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) mantém intercâmbios sistemáticos com várias instituições nacionais e internacionais, por meio da parceria de docentes e grupos de pesquisa do Programa com pesquisadores e grupos/centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

Dentre os vários intercâmbios internacionais dos quais o PPGEL participa, destacam-se os acordos firmados entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as seguintes universidades estrangeiras: Universidad de Buenos Aires (Argentina); Université de Montréal (Quebec/Canadá); Universidade de Ottawa (Canadá); Universidade de Alberta (Canadá); University of British Columbia (Vancouver/Canadá); Université de Saskatchwean (Canadá); Universidade de Coimbra (Portugal); Universidade do Minho (Portugal); Université de Toulouse (França); Université de Franche-Comté (França); Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha).

Tais acordos otimizaram a recepção de professores estrangeiros para ministrarem cursos sobre temáticas atinentes às linhas de pesquisa do PPGEL, bem como a participação de docentes do Programa em missões de pesquisa, eventos, minicursos e reuniões acadêmicas.

Esses acordos otimizaram também estágios em nível de doutorado sanduíche para os discentes do PPGEL e de pós-doutoramento e capacitação para os docentes, bem como a realização de reuniões e eventos acadêmicos com a presença de convidados estrangeiros. Além disso, ampliaram o interesse por publicações acadêmicas conjuntas entre pesquisadores do PPGEL e pesquisadores de instituições internacionais.

Graças ao engajamento e à participação de docentes do Programa na proposição e execução de ações de internacionalização, o PPGEL é um dos programas que participam do Programa de Internacionalização (PRINT) da CAPES. A UFU é uma das 36 universidades selecionadas no Brasil para participar desse Programa de Internacionalização, e o PPGEL um dos programas da UFU que puderam integrar o CAPES-PRINT-UFU, por atender aos critérios necessários para tal. O Programa conta, portanto, com fomento específico para a internacionalização e tem financiado tanto a ida de docentes e discentes do Programa para universidades do exterior, como a vinda de docentes/pesquisadores e discentes de universidades do exterior para o PPGEL, o que tem permitido a institucionalização de parcerias com várias outras instituições do mundo todo.

DocenteAção de Internacionalização
Cleudemar Alves FernandesCoordenação de projeto de investigação na ALFAL.
Eliane Mara SilveiraParticipa do Cercle Ferdinand de Saussure
Fernanda MussalimIntercâmbio de pesquisa com Universidade do Minho (Portugal) - José António Brandão Carvalho e Universidade de Leicester (Inglaterra) - Briony Pulford
Igor Antônio Lourenço da SilvaParticipa do TREC (Translation, Research, Empiricism, Cognition), rede temática internacional de pesquisadores da tradução interessados em investigações empíricas do processo tradutório, especialmente no que diz respeito à cognição. Conta com a participação de mais de 30 universidades de 18 países da Europa, Ásia, Oceania e Américas.
Leandro Silveira de AraujoO Núcleo de Estudos da Norma Linguística conta com a participação ativa de professores que atuam em Universidades Italianas, tais como Università Ca' Foscari Venezia e Università degli Studi di Perugia. Além disso, através de financiamento da Fundación Carolina, contamos com a parceria do grupo de pesquisa “Pensamiento, lenguas y textos: estudios teóricos, aplicados y didácticos", registrado no Plano Andaluz de Pesquisa Científica e coordenado pelo Prof. Dr. Alfonso Zamorano Aguilar – Professor Titular do Departamento de Ciencias del Lenguaje, da Faculdade de Filosofía y Letras da Universidad de Córdoba, Espanha.
Valeska Virgínia Soares SouzaParticipação no projeto: Internationalisation of Higher Education in Latin America funded by the Council on Australia-Latin America Relations (COALAR) in partnership with Curtin University and La Trobe University.

PROJETO
INTERNACIONALIZAÇÃO EM PERSPECTIVA: PRÁTICAS E PESQUISAS NO PPGEL-UFU

Resumo:
Este projeto visa contribuir para a consolidação do PPGEL como Programa de Excelência, haja vista a exigência, pela CAPES, de ações de internacionalização para PPGs com nota 6 e 7. Com base no tripé ensino, pesquisa e extensão e levando-se em consideração as experiências de docentes e discentes no CAPES PRINT-UFU, propõem-se atividades como: minicursos, palestras, rodas de conversa sobre temáticas que contemplem as 3 (três) Linhas de Pesquisa do Programa; oficinas/minicursos com foco no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para fins de internacionalização, dentre outras. O projeto ainda se pautará pela articulação entre graduação e pós-graduação e agregará pesquisadores nacionais e internacionais, docentes e discentes do PPGEL e da comunidade externa. As ações poderão acontecer no formato online ou presencial.

Justificativa:
Este projeto se justifica pela necessidade de desenvolver ações de internacionalização que ampliem visões redutoras e restritas desta aos muros das universidades. Para isso, partimos da noção de internacionalização como fenômeno abrangente e multifacetado, como “um meio para um fim e não um fim em si mesma” (KNIGHT, 2020, p. 42). Fazemos coro com as considerações de De Wit, Hunter, Howard e Egon-Polak (2015), de Hudzik (2011), dentre outros estudiosos, e defendemos a internacionalização como processo que não deve se restringir ao universo acadêmico tampouco limitar-se à realização de pesquisas individuais ou intercâmbios científicos.
Partimos, pois, da compreensão de que a internacionalização é um processo dinâmico, ancorado em pilares que englobam a capacitação em línguas estrangeiras; o desenvolvimento de parcerias pautadas na solidariedade e cooperação entre países e instituições; a criação de redes de pesquisa; a celebração da diversidade cultural e linguística; a troca de saberes com a sociedade; dentre outros aspectos. Além disso, pautamo-nos no conceito de internacionalização em casa/local (Knight, 2008; Rocha e Maciel, 2016), a qual prevê a inserção de dimensões interculturais e internacionais nos processos de ensino-aprendizagem, bem como a reconfiguração de identidades e subjetividades dos atores envolvidos nesses processos; e em perspectivas decoloniais de internacionalização (Moraes e Leal, 2021; Leal e Oregioni, 2019), que buscam um caminho dialógico nas parcerias acadêmicas e também o protagonismo, por parte daqueles que historicamente ocuparam posições subalternizadas e marginalizadas na produção de conhecimento. Em suma, é a partir da interface entre pesquisa, ensino e extensão que buscamos desenvolver ações e estratégias de internacionalização que afetem e se deixem afetar pelas demandas, necessidades, culturas e saberes da comunidade acadêmica e não acadêmica. Tal visão leva ainda em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao compreender que a internacionalização das IES pode contribuir para a consolidação de agendas de pesquisa informadas pelos desafios locais e globais e que necessariamente precisam estar sensíveis ao entorno sócio-histórico em que se situam as universidades.
Desse modo, as ações previstas no projeto contarão com o protagonismo e participação da comunidade externa, seja ela acadêmica ou não. Para desenvolver as várias ações propostas, serão convidados pesquisadores/as nacionais e internacionais; egressos do PPGEL; professores de línguas da Educação Básica e demais interessados. Vale ressaltar que, ao lançar luz aos desafios encontrados na realização de ações locais de internacionalização, o projeto poderá contribuir também para a reflexão sobre a necessidade de uma política linguística no âmbito da UFU enquanto pilar para os processos de internacionalização do ensino superior.

Objetivo geral: desenvolver e consolidar ações de internacionalização no PPGEL, considerando os pilares de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos específicos:
a) envolver discentes, docentes e egressos do PPGEL, bem como professores de línguas da Educação Básica; professores de línguas em formação e pesquisadores nacionais e internacionais em ações de internacionalização; b) consolidar parcerias internacionais que propiciem o desenvolvimento de pesquisas no âmbito dos estudos em linguística e linguística aplicada;
c) criar redes de colaboração e cooperação nacional e internacional para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
d) apoiar eventos e ações de internacionalização, articulando graduação, pós-graduação e comunidade externa;
e) fortalecer a divulgação científica de investigações desenvolvidas no Brasil e no exterior, no âmbito dos estudos em linguística e linguística aplicada;
f) fomentar a educação linguística, por meio do desenvolvimento de atividades em línguas estrangeiras;
g) contribuir para construção de modelos contra-hegemônicos de internacionalização, pautados em práticas interculturais e transdisciplinares de produção de conhecimento.
 

Metodologia

O projeto contará com uma série de ações voltadas para a promoção da internacionalização no âmbito do PPGEL. A partir de contatos com pesquisadores nacionais e internacionais, realizar-se-ão: minicursos, palestras, rodas de conversa sobre temáticas que contemplem as 3 (três) Linhas de Pesquisa do Programa. Além disso, propor-se-á também a realização de oficinas/minicursos com foco no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para fins de internacionalização. Para a realização de oficinas/minicursos, serão convidados professores de línguas da comunidade externa, da UFU, pós-graduandos do PPGEL e professores em formação que tenham proficiência linguística. Outra ação prevista refere-se ao apoio a eventos de graduação e pós-graduação que contemplem algum aspecto da internacionalização, por meio da participação de docentes e discentes do Programa. As ações deste projeto poderão acontecer no formato online ou presencial, a depender de condições sanitárias, financeiras, acadêmicas e tecnológicas e estarão abertas à comunidade UFU, externa e internacional.

Proposta de Cronograma para 2023-2:
O cronograma definitivo será elaborado em agosto a partir de conversa com os docentes do PPGEL para o levantamento de ações. Assim, propõem-se inicialmente as seguintes atividades:
- AGOSTO:
i) reunião inicial para identificação de práticas de internacionalização desenvolvidas pelos docentes do PPGEL
ii) apoio às atividades do “Curso On-line de Português como Língua de Acolhimento” (registro SIEX 29249)
- SETEMBRO:
i) previsão: colóquios com pesquisadores internacionais convidados pelos docentes do PPGEL. Possível data: 19/09
ii) apoio às atividades da “Semana de Internacionalização INTERUFU 2023” (registro SIEX 29262), nos dias 13 a 16/09
iii) apoio às atividades da Semana de Letras, nos dias 25 a 27/09
- OUTUBRO:
i) Previsão: realização do evento online “Comunicações plurilíngues”, voltado para a apresentação de pesquisas, no âmbito dos estudos da linguagem, por discentes e docentes do PPGEL e externos à UFU. As apresentações serão no formato de comunicação oral em línguas estrangeiras e serão organizadas a partir da demanda das inscrições. Possível data de realização: 18/10
NOVEMBRO:
i) previsão: oficina “Comunicação Oral em Língua Inglesa”, ministrada por discentes do PPGEL (aberta à comunidade UFU e externa) – Possível data de realização: 23/11
ii) apoio às atividades do XXI SEPELLA (Seminário de Pesquisas em Linguística e Linguística Aplicada), nos dias 16 e 17/11.
DEZEMBRO:
i) Previsão: oficina voltada para fins acadêmicos (tema a definir), ministrada por discentes do PPGEL (aberta à comunidade UFU e externa) – Possível data de realização: 12/12
 

Referências
CANAGARAJAH, S. Literacy as Translingual Practice: Between Communities and Classrooms. New York: Routledge, 2013.
DE WIT, H., HUNTER, F., HOWARD L., & EGRON-POLAK, E. Internationalisation of Higher Education. Brussels: European Parliament, Directorate-General for Internal Policies, 2015.
GUILHERME, M.; SOUZA, L.M.T. (eds.) Glocal languages and intercultural awareness. The south answers back. New York and London: Routledge, 2019.
HUDZIK, J. K. Comprehensive internationalization: From concept to action. Washington, DC: NAFSA, 2011.
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2020.
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2020.
LEAL, F. G.; OREGIONI, M. S. Contributions to Analyze Internationalization of Higher Education in Latin America: A Critical, Reflexive, and Decolonial Approach. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, p. 1-18, 2019.

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MACEDO, M. do S. A. N. Internacionalização do ensino superior: uma perspectiva decolonial. Laplage Em Revista, São João del-Rei, v. 6, n. 1, p. 91-103, 2020. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/495. Acesso em 5 de agosto de 2022.
MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (eds). Disinventing and Reconstituting Languages. Clevedon: Multilingual Matters, 2007. p. 1-41.
MORAES, M. C. B; LEAL, F. G. Globalização, (de)colonialidade e (contra)hegemonia no contexto da internacionalização da educação superior: o grito surdo da academia. REAd. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 313-342, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/mXP76RhxZ9sgbzNHM7yY4TM/?lang=pt#. Acesso em: 5 de agosto de 2022.
PICCIN, G. F. O.; FINARDI, K. R. Abordagens Críticas/Decoloniais na Educação Superior: (In)Visibilidades nas/das Epistemologias de (Des)Construção das Internacionalizações. Línguas & Letras, [S. l.], v. 22, n. 52, 2021.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: PALERMO, Z.; QUINTERO, P. (Org.). Aníbal Quijano: textos de fundación. Buenos Aires: Del Siglo, 2014.
QUIJANO, A., & ENNIS, M. (2000). Coloniality of Power, Eurocentrism, and Latin America. Nepantla: Views from South 1(3), 533-580.

Setor Responsável: