Padrões Sonoros Emergentes no Inglês como Segunda Língua - Dr. Wellington Araujo Mendes Junior 

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 13/08/2025 - 13:50
Última modificação: 13/08/2025 - 13:50

Diversas pesquisas têm sido conduzidas para examinar a influência de padrões sonoros estáveis da língua materna (L1) na aquisição de uma segunda língua (L2) (Odlin, 2003; Perozzo, 2013; Cristófaro-Silva; Camargos, 2015; Colantoni et al., 2015). Contudo, poucos são os estudos que investigam como padrões sonoros que ainda em desenvolvimento (tanto na L1 quanto na L2) podem impactar a construção das representações fonológicas da L2 (Kim, 2012; Nascimento, 2016; Cristófaro-Silva; Mendes-Jr., 2022). Assim, este projeto tem como objetivo central avaliar Padrões Sonoros Emergentes (PSEs) no Inglês como Segunda Língua, com ênfase na investigação dos efeitos de mudanças sonoras em curso. A ideia central é avaliar o comportamento dos elementos básicos de análise (os sons) em termos de produção e percepção. O arcabouço teórico desta pesquisa fundamenta-se em três modelos linguísticos vigentes: a Teoria de Exemplares (Pierrehumbert, 2001; Bybee, 2001, 2008, 2016), a Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (Verspoor, De Bot e Lowie, 2011) e o Modelo de Aprendizagem de Fala Revisado (Flege; Bohn, 2021). Tais modelos se convergem na premissa de que as representações cognitivas estão em constante desenvolvimento, operando como um sistema probabilístico que atua sob múltiplas forças. Diante disto, assume-se a hipótese central de que as representações fonológicas da L2 são moldadas a partir de padrões sonoros estáveis e emergentes da L1, bem como da própria L2. Como instrumentos de análise, serão utilizados dados de fala espontânea de três corpora: C-Oral Brasil (Raso; Mello, 2012) para o português brasileiro, Santa Barbara Corpus of Spoken American English (Bois et al., 2000) para o inglês como L1, e o corpus do projeto A natureza das representações mentais: produção e percepção (Cristófaro-Silva, 2019) para o inglês como L2. Metodologicamente, este projeto segue as abordagens da Fonologia de Laboratório (Pierrehumbert; Beckman; Ladd, 2000), examinando, sobretudo, parâmetros acústicos em casos de variação e mudança sonora do Inglês como Segunda Língua por falantes brasileiros.