Letramentos acadêmicos: da formação à atuação do professor de língua portuguesa e suas implicações em práticas de ensino - Dra. Flávia Sordi
Publicado: 06/09/2021 - 15:43
Última modificação: 07/09/2021 - 15:12
Resumo: Este projeto insere-se no campo de investigação da Linguística Aplicada e almeja investigar práticas de letramentos acadêmicos com tecnologias digitais em interseção com a formação de professores de língua portuguesa, sob o arcabouço teórico dos Letramentos Acadêmicos. Trata-se de um trabalho qualitativo, de cunho etnográfico, e que será realizado ao longo do próximo quinquênio por meio do estabelecimento de uma pesquisa longitudinal. A temática se desdobra ainda no entendimento de concepções de ensino, leitura e escrita nas práticas de letramentos. Além disso, parte-se do pressuposto de que os professores em formação irão para salas de aula futuramente, estabelecendo e seguindo currículos, os quais pressupõem, muitas vezes, o uso de tecnologias digitais, sendo essa temática um ponto de reflexão fundamental.