Ensino-aprendizagem de línguas: relações com o saber na contemporaneidade - Dra. Carla Nunes Vieira Tavares
Publicado: 05/02/2019 - 08:49
Última modificação: 07/09/2021 - 14:59
Resumo: Este projeto propõe investigar as formas e funcionamentos discursivos nos processos de ensino-aprendizagem de línguas, aí incluída a formação de professores, na contemporaneidade. Parte do pressuposto de que o ensinoaprendizagem se dá como resultante da recusa do sujeito de uma parcela de gozo, para que haja investimento subjetivo consistente sobre um objeto de saber. A partir daí, é possível uma elaboração particular de algo do conhecimento, o que indiciaria a relação que um sujeito estabelece com o saber. Ocorre que a contemporaneidade tem acarretado uma crescente dificuldade em instaurar a falta necessária para instigar entre sujeito e objeto uma relação de trabalho pautada no desejo. Consequentemente, torna-se problemática a instauração de uma relação do sujeito com o saber. O projeto se direciona a partir da seguinte questão instigadora: que formas e funcionamentos discursivos ensejam uma relação com o saber no ensinoaprendizagem de línguas em contextos formais pedagógicos na contemporaneidade? A hipótese postula que experiências discursivo pedagógicas que ensejam um laço social pela via da relação com a língua a ser ensinadaaprendida são instituídas devido a gestos de subversão da lógica contemporânea, indiciando uma postura inventiva dos sujeitos nelas envolvidos e seu engajamento na relação com o saber suportada pelo não-saber. O objetivo geral da pesquisa é investigar e discutir que formas assume a relação com o saber e seus efeitos para o ensinoaprendizagem de línguas na contemporaneidade. Esse objetivo se desdobra em: i.) analisar as representações de saber que emergem das discursividades sobre o objeto de saber, que nesta pesquisa é a língua em jogo em uma relação pedagógica; ii.) discutir os funcionamentos discursivos que sustentam tais representações; iii.) investigar os efeitos de sentido das representações; iv.) analisar os manejos discursivos nas relações pedagógicas; v.) problematizar seus funcionamentos discursivos; vi.) discutir os efeitos dos manejos sobre o ensinoaprendizagem de línguas. O projeto se inscreve no campo dos estudos discursivo enunciativos que se valem da relação de afetação possível com a psicanálise freudolacaniana e acolherá pesquisas em nível de Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado, que tenham como campo de investigação ambientes formais de ensinoaprendizagem de línguas e de formação de professores. Metodologicamente, terá corpora constituídos por transcrições de entrevistas, depoimentos, aulas, auto biografias e narrativas, versões de produções escritas, que serão analisados visando discutir os objetivos propostos.
Palavras-chave: Relação com o saber – subjetividade – ensino-aprendizagem de línguas – formação de professoresa.