Discursividades e letramentos na formação de professores de línguas em diferentes contextos - Dra. Cristiane Carvalho de Paula Brito
Publicado: 29/07/2019 - 16:38
Última modificação: 07/09/2021 - 14:52
Este projeto visa a investigar discursividades e práticas de letramento na formação de professores de línguas (materna e estrangeira) em diferentes contextos. De forma mais específica, propomo-nos a: (i)delinear os discursos nos quais diferentes instâncias enunciativas (acadêmica, institucional, midiática) se inscrevem para significarem os processos de ensino-aprendizagem de línguas e de formação de professores; (ii) identificar e analisar práticas de letramento na formação de professores de línguas em ambiente presencial e a distância; (iii) investigar representações discursivas (acerca de língua(gem), de ensino-aprendizagem, de professor, de formação, de escrita, de oralidade etc) construídas por professores de línguas em formação nas diferentes práticas de letramento de que participam; (iv)analisar a constituição do sujeito professor de línguas em formação em sua relação com a(s) língua(s) que ensina-aprende, nessas práticas de letramento; e (v) desenvolver diálogos teórico-metodológicos necessários à constituição e análise de diferentes corpora.