Maria Aparecida Resende Ottoni

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 26/11/2018 - 09:48
Última modificação: 24/07/2025 - 15:28
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e doutorado, também em Linguística, pela Universidade de Brasília (2007). Fez um estágio de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e estágio de pós-doutoramento na Universidade de Brasília.  É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFU), orientando na linha de pesquisa Linguagem, sujeito e discurso. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional, membra do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/Ceam/UnB), do Grupo de Pesquisa em Escrita Criativa (GECRIA) e do GT Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL. É membra da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Seu trabalho é voltado para a Análise de Discurso Crítica, a Linguística Sistêmico-Funcional, estudos sobre letramentos, gêneros do discurso, identidades e ensino de Língua Portuguesa.

Publicações em destaque

  1. OTTONI, M. A. R.; SOUZA, B. M. G.; SOARES, L. C. Representações discursivas do ensino remoto emergencial na mídia. In: CIRNE, A. O.; EFKEN, K. H.; MENEZES, A. A. (Org.). Estudos da Linguagem e Análise Crítica do Discurso. Campinas: Pontes Editores, 2023.

  2. OTTONI, M. A. R. Letramentos acadêmicos em perspectiva: a leitura e a escrita de gêneros da esfera acadêmica sob a ótica de graduandas/os. In: Práticas decoloniais e multiletramentos na formação docente. Campinas: Pontes Editores, 2024, p. 277-311.

  3. OTTONI, M. A. R. Análise de Discurso Crítica: subsídios teóricos e metodológicos para Pesquisas. Campinas: Pontes Editores, 2022.

  4. OTTONI, M. A. R.; PEREIRA, A. M. F.; SOUZA, B. M. G de. A voz de discentes incluída em textos da esfera jornalística sobre o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da covid-19. Domínios de Lingu@gem, v. 18, p. e1828-26, 2024.