Recepção e Produção de Textos, em Português Escrito, por Surdos e Surdocegos sinalizantes da Libras: gêneros textuais, linguagem e discurso - Dr. José Carlos de Oliveira
Publicado: 13/08/2025 - 15:01
Última modificação: 13/08/2025 - 15:01
Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa por surdo como segunda língua tendo por base os princípios do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999) que orienta a necessidade de trabalhar com gêneros de textos no ensino como mediação do processo de ensino e aprendizagem, não como uma ferramenta didática em si, mas como forma de transformação da atividade comunicativa por meio de expressões escritas, na qual os sujeitos actantes desempenham o seu papel de agentividade no discurso (Bronckart, 2004). Para tanto, adotamos o trabalho investigativo e metodológico com sequências didáticas, metodologia de ensino de línguas a qual se pauta a apropriação de uma prática de linguagem configurada em gêneros de textos (Schneuwly; Dolz, 2004). Para tanto, tomamos como objeto de estudo, gêneros da esfera acadêmica envolvendo participantes surdos de nível de escolarização do Ensino Médio e Superior, dada a necessidade primordial dos membros da comunidade linguística, da qual se origina os participantes da investigação, com vista a avaliar sua contribuição no letramento do público-alvo. Para a análise dos dados, pretende-se seguir as propostas do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999), além das orientações dos BNCC (Brasil, 2018) para complementar alguns níveis de análise dos dados e discussão dos resultados. Como resultado, espera-se que a partir do desenvolvimento do estudo envolvendo diferentes contextos de produção escrita na L2 e mediado pela(o) (corpo)oralidade na L1, por meio do Interacionismo Sociodiscursivo possa contribuir para a apropriação das noções das técnicas e dos instrumentos necessários ao desenvolvimento de suas capacidades de compreensão e expressão escrita em situações de comunicação diversas e para fins acadêmicos.