Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos e Surdocegos

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 13/08/2025 - 14:48
Última modificação: 13/08/2025 - 14:49

Coordenação: José Carlos de Oliveira

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de surdos e surdocegos realiza discussões teóricometodológicas acerca da Educação bilíngue para pessoas surdas e surdocegas. Enfoca os estudos relacionados com a linguagem e o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva bilíngue-bicultural de ensino, em que a Libras, é a língua de instrução, informação, comunicação e interação do aprendiz surdo e o português escrito constituído como sua segunda língua. Enfoca o uso da Libras-Tátil ou outro tipo de comunicação mais adequado ao perfil da pessoa surdocega. Aborda discussão sobre os processos Pró-Táteis e de Guia-interpretação, bem como outros tipos de comunicação utilizados por pessoas surdocegas, a Libras e o português escritora surdos e surdocegos. Discutir-se-á ainda, questões relacionadas à formação docente, formação de Tradutores-Intérpretes de Libras/Português e Guias-Intérpretes, bem como a elaboração de materiais pedagógicos que atenda as demandas dos alunos surdos e surdocegos.

Projeto de extensão:  Gêneros textuais acadêmicos, em português escrito, para surdos

O trabalho com os gêneros textuais da esfera acadêmica, assim como aqueles que circulam nas esferas sociais, exige atenção quanto a sua elaboração no que se refere a questões discursivas e linguístico-discursiva. Considerando a importância e o impacto do trabalho com esses gêneros na vida dos estudantes surdos, que ao ingressar no Ensino Superior, se sentem frustrados por não conseguirem um desempenho razoável em suas atividades de leitura e produção de tetos específicos das várias disciplinas as quais devem cursar, merecendo ser centro de ações de ensino e pesquisa. Nessa perspectiva, este projeto de intervenção acadêmica toma os gêneros textuais acadêmicos como objeto e instrumento de ensino e aprendizagem, entendendo que, dentro da concepção de letramento em uma segunda língua, o ensino possibilita ao aluno a compreensão e o domínio dos diversos gêneros presentes nesta esfera de conhecimento e comunicação. Sob essa perspectiva, o presente projeto visa apresentar uma proposta de um curso de Português escrito para Surdos matriculados em diferentes cursos de graduação da tendo como pressupostos teóricos a proposta do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e suas bases a saber: o Modelo Didático do Gênero (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) e Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), apoiado na abordagem do Monitor (Ensino de Segunda língua) postulado por Krashen 1982). A proposta consiste no desenvolvimento de Sequência Didática usando os gêneros textuais acadêmicos da esfera argumentativa, tendo como objetivo o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes surdos para produzirem adequadamente textos nos gêneros propostos.

Projeto de extensão: Libras: Falando com as mãos

Este projeto tem como objetivo proporcionar aos participantes, conhecimento básico da Libras, visando a melhorar as relações humanas e auxiliar para uma inclusão efetiva nos diversos setores da sociedade em que sujeitos surdos estejam incluídos. Com duração de 30 horas/aulas, o curso acontecerá nos meses de setembro a dezembro de 2025, ministrado por professor interno da UFU. Como o projeto está vinculado ao Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, o desenvolvimento do projeto busca integrar não só as atividades de ensino e pesquisa, mas também articular as relações Universidade e sociedade, na qual se busca o aprimoramento de práticas pedagógicas e metodologias inovadoras, bem como a elaboração/produção de materiais didáticos que atendam as necessidades de aprendizagem dos participantes que supra o déficit comunicativo e interativo desses com o meio social em suas interações com sujeitos surdos, envolvendo alunos do curso ao qual o projeto está vinculado, contribuindo com a formação dos futuros docentes. O desenvolvimento de aulas expositivas-interativas e atividades afins, proporcionará aos participantes a possibilidade de interação de conhecimentos enriquecendo o ambiente de ensino e aprendizagem, no qual os participantes terão a oportunidade de expor seus conhecimentos e experiências da realidade envolvida pelo objeto de estudo no presente projeto, a Libras e o Surdo, ou seja, a realidade social em que estão inseridos. O que proporcionará novos dados para que possamos melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e, em contrapartida, estaremos cumprindo