GEDIS - Grupo de Estudos sobre Discurso, Interseccionalidade e Subjetividade

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 13/08/2025 - 14:33
Última modificação: 13/08/2025 - 14:37

Coordenação: Mariana Rafaela Batista Silva Peixoto

Este é um grupo multidisciplinar que reúne pessoas interessadas em discutir e/ou pesquisar a relação entre língua(gem) e justiça social, sob o prisma do discurso, da interseccionalidade e da subjetividade. Buscamos, por meio deste grupo, construir espaços públicos e gratuitos de formação e de trocas de saberes entre universidade e sociedade. Nossos trabalhos têm como ponto de partida as proposições dos estudos feministas interseccionais, da análise de discurso franco-brasileira e da psicanálise, e pretendem interrogar a relação sujeito-língua-cultura na contemporaneidade, bem como nos diferentes mo(vi)mentos da história, com vistas a vislumbrar insurgências de epistemologias outras para pensarmos o papel da língua(gem) na/para a justiça social. Desse modo, a partir de uma articulação entre os estudos da língua(gem) e campos outros de saber, objetivamos fomentar debates, pesquisas e ações que envolvam universidade e sociedade em diversos contextos.

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Projeto de extensão: Escola sem fake news

Diante dos desafios decorrentes da "desordem informacional" (Wardle e Derakshan, 2017) e do aumento significativo de discursos de ódio na contemporaneidade, torna-se imprescindível promover debates e implementar políticas de enfrentamento desses fenômenos. Suas repercussões vêm sendo amplamente observáveis, especialmente no contexto educacional, onde a desinformação e os discursos de ódio têm se tornado cada vez mais presentes, resultando em consequências diretas e violentas, como evidenciado pelos recentes ataques às escolas do país e no aumento dos casos de cyberbullying. Dada a importância do papel desempenhado pelas mídias nesses fenômenos, é urgente discutir seu impacto na sociedade e buscar formas de educar crianças e adolescentes para utilizá-las de modo crítico e responsável. Diante desse cenário, propõe-se este projeto de extensão como uma iniciativa voltada para licenciandos da UFU e professores da rede de educação básica de Uberlândia e região, com o objetivo de criar um espaço de formação docente voltado para a discussão teórica e a elaboração e publicação conjunta de materiais didáticos que abordem a educação midiática no contexto escolar.

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