Línguas, afetos e políticas de desejo: em busca de uma ética contemporânea para o ensino e aprendizagem de inglês - Dr. William Mineo Tagata

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 06/09/2019 - 14:34
Última modificação: 11/06/2025 - 16:02

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada na investigação do pensamento de filósofos como Spinoza, Deleuze e Guattari, entre outros, de modo a investigar a contribuição desses pensadores para a formulação de um conceito de ética adequado para perquirir os processos de ensino e aprendizado de inglês na contemporaneidade. A pesquisa terá, como objetivo geral, investigar como afetos, corpos e políticas de desejo podem se relacionar no ensino-aprendizado de línguas, de forma a promover uma ética da imanência, a partir da descolonização do inconsciente. Tenho, como objetivos específicos: examinar o papel dos afetos produzidos nos encontros entre corpos durante minhas aulas de língua inglesa, na formação de políticas de desejo; investigar de que formas o ensino e aprendizagem de língua inglesa podem contribuir para uma “descolonização do inconsciente” (ROLNIK, 2021a); e examinar como o ensino e aprendizagem de linguas pautado em políticas de desejo ativas podem ajudar a conceber e implementar uma ética da imanência (DELEUZE; GUATTARI, 2013). 

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