Intercâmbio e Internacionalização
Publicado: 16/11/2020 - 14:41
Última modificação: 10/10/2023 - 09:14
O Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) mantém intercâmbios sistemáticos com várias instituições nacionais e internacionais, por meio da parceria de docentes e grupos de pesquisa do Programa com pesquisadores e grupos/centros de pesquisa do Brasil e do exterior.
Dentre os vários intercâmbios internacionais dos quais o PPGEL participa, destacam-se os acordos firmados entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as seguintes universidades estrangeiras: Universidad de Buenos Aires (Argentina); Université de Montréal (Quebec/Canadá); Universidade de Ottawa (Canadá); Universidade de Alberta (Canadá); University of British Columbia (Vancouver/Canadá); Université de Saskatchwean (Canadá); Universidade de Coimbra (Portugal); Universidade do Minho (Portugal); Université de Toulouse (França); Université de Franche-Comté (França); Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha).
Tais acordos otimizaram a recepção de professores estrangeiros para ministrarem cursos sobre temáticas atinentes às linhas de pesquisa do PPGEL, bem como a participação de docentes do Programa em missões de pesquisa, eventos, minicursos e reuniões acadêmicas.
Esses acordos otimizaram também estágios em nível de doutorado sanduíche para os discentes do PPGEL e de pós-doutoramento e capacitação para os docentes, bem como a realização de reuniões e eventos acadêmicos com a presença de convidados estrangeiros. Além disso, ampliaram o interesse por publicações acadêmicas conjuntas entre pesquisadores do PPGEL e pesquisadores de instituições internacionais.
Graças ao engajamento e à participação de docentes do Programa na proposição e execução de ações de internacionalização, o PPGEL é um dos programas que participam do Programa de Internacionalização (PRINT) da CAPES. A UFU é uma das 36 universidades selecionadas no Brasil para participar desse Programa de Internacionalização, e o PPGEL um dos programas da UFU que puderam integrar o CAPES-PRINT-UFU, por atender aos critérios necessários para tal. O Programa conta, portanto, com fomento específico para a internacionalização e tem financiado tanto a ida de docentes e discentes do Programa para universidades do exterior, como a vinda de docentes/pesquisadores e discentes de universidades do exterior para o PPGEL, o que tem permitido a institucionalização de parcerias com várias outras instituições do mundo todo.
Docente | Ação de Internacionalização |
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Cleudemar Alves Fernandes | Coordenação de projeto de investigação na ALFAL. |
Eliane Mara Silveira | Participa do Cercle Ferdinand de Saussure |
Fernanda Mussalim | Intercâmbio de pesquisa com Universidade do Minho (Portugal) - José António Brandão Carvalho e Universidade de Leicester (Inglaterra) - Briony Pulford |
Igor Antônio Lourenço da Silva | Participa do TREC (Translation, Research, Empiricism, Cognition), rede temática internacional de pesquisadores da tradução interessados em investigações empíricas do processo tradutório, especialmente no que diz respeito à cognição. Conta com a participação de mais de 30 universidades de 18 países da Europa, Ásia, Oceania e Américas. |
Leandro Silveira de Araujo | O Núcleo de Estudos da Norma Linguística conta com a participação ativa de professores que atuam em Universidades Italianas, tais como Università Ca' Foscari Venezia e Università degli Studi di Perugia. Além disso, através de financiamento da Fundación Carolina, contamos com a parceria do grupo de pesquisa “Pensamiento, lenguas y textos: estudios teóricos, aplicados y didácticos", registrado no Plano Andaluz de Pesquisa Científica e coordenado pelo Prof. Dr. Alfonso Zamorano Aguilar – Professor Titular do Departamento de Ciencias del Lenguaje, da Faculdade de Filosofía y Letras da Universidad de Córdoba, Espanha. |
Valeska Virgínia Soares Souza | Participação no projeto: Internationalisation of Higher Education in Latin America funded by the Council on Australia-Latin America Relations (COALAR) in partnership with Curtin University and La Trobe University. |
PROJETO
INTERNACIONALIZAÇÃO EM PERSPECTIVA: PRÁTICAS E PESQUISAS NO PPGEL-UFU
Resumo:
Este projeto visa contribuir para a consolidação do PPGEL como Programa de Excelência, haja vista a exigência, pela CAPES, de ações de internacionalização para PPGs com nota 6 e 7. Com base no tripé ensino, pesquisa e extensão e levando-se em consideração as experiências de docentes e discentes no CAPES PRINT-UFU, propõem-se atividades como: minicursos, palestras, rodas de conversa sobre temáticas que contemplem as 3 (três) Linhas de Pesquisa do Programa; oficinas/minicursos com foco no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para fins de internacionalização, dentre outras. O projeto ainda se pautará pela articulação entre graduação e pós-graduação e agregará pesquisadores nacionais e internacionais, docentes e discentes do PPGEL e da comunidade externa. As ações poderão acontecer no formato online ou presencial.
Justificativa:
Este projeto se justifica pela necessidade de desenvolver ações de internacionalização que ampliem visões redutoras e restritas desta aos muros das universidades. Para isso, partimos da noção de internacionalização como fenômeno abrangente e multifacetado, como “um meio para um fim e não um fim em si mesma” (KNIGHT, 2020, p. 42). Fazemos coro com as considerações de De Wit, Hunter, Howard e Egon-Polak (2015), de Hudzik (2011), dentre outros estudiosos, e defendemos a internacionalização como processo que não deve se restringir ao universo acadêmico tampouco limitar-se à realização de pesquisas individuais ou intercâmbios científicos.
Partimos, pois, da compreensão de que a internacionalização é um processo dinâmico, ancorado em pilares que englobam a capacitação em línguas estrangeiras; o desenvolvimento de parcerias pautadas na solidariedade e cooperação entre países e instituições; a criação de redes de pesquisa; a celebração da diversidade cultural e linguística; a troca de saberes com a sociedade; dentre outros aspectos. Além disso, pautamo-nos no conceito de internacionalização em casa/local (Knight, 2008; Rocha e Maciel, 2016), a qual prevê a inserção de dimensões interculturais e internacionais nos processos de ensino-aprendizagem, bem como a reconfiguração de identidades e subjetividades dos atores envolvidos nesses processos; e em perspectivas decoloniais de internacionalização (Moraes e Leal, 2021; Leal e Oregioni, 2019), que buscam um caminho dialógico nas parcerias acadêmicas e também o protagonismo, por parte daqueles que historicamente ocuparam posições subalternizadas e marginalizadas na produção de conhecimento. Em suma, é a partir da interface entre pesquisa, ensino e extensão que buscamos desenvolver ações e estratégias de internacionalização que afetem e se deixem afetar pelas demandas, necessidades, culturas e saberes da comunidade acadêmica e não acadêmica. Tal visão leva ainda em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao compreender que a internacionalização das IES pode contribuir para a consolidação de agendas de pesquisa informadas pelos desafios locais e globais e que necessariamente precisam estar sensíveis ao entorno sócio-histórico em que se situam as universidades.
Desse modo, as ações previstas no projeto contarão com o protagonismo e participação da comunidade externa, seja ela acadêmica ou não. Para desenvolver as várias ações propostas, serão convidados pesquisadores/as nacionais e internacionais; egressos do PPGEL; professores de línguas da Educação Básica e demais interessados. Vale ressaltar que, ao lançar luz aos desafios encontrados na realização de ações locais de internacionalização, o projeto poderá contribuir também para a reflexão sobre a necessidade de uma política linguística no âmbito da UFU enquanto pilar para os processos de internacionalização do ensino superior.
Objetivo geral: desenvolver e consolidar ações de internacionalização no PPGEL, considerando os pilares de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos específicos:
a) envolver discentes, docentes e egressos do PPGEL, bem como professores de línguas da Educação Básica; professores de línguas em formação e pesquisadores nacionais e internacionais em ações de internacionalização; b) consolidar parcerias internacionais que propiciem o desenvolvimento de pesquisas no âmbito dos estudos em linguística e linguística aplicada;
c) criar redes de colaboração e cooperação nacional e internacional para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
d) apoiar eventos e ações de internacionalização, articulando graduação, pós-graduação e comunidade externa;
e) fortalecer a divulgação científica de investigações desenvolvidas no Brasil e no exterior, no âmbito dos estudos em linguística e linguística aplicada;
f) fomentar a educação linguística, por meio do desenvolvimento de atividades em línguas estrangeiras;
g) contribuir para construção de modelos contra-hegemônicos de internacionalização, pautados em práticas interculturais e transdisciplinares de produção de conhecimento.
Metodologia
O projeto contará com uma série de ações voltadas para a promoção da internacionalização no âmbito do PPGEL. A partir de contatos com pesquisadores nacionais e internacionais, realizar-se-ão: minicursos, palestras, rodas de conversa sobre temáticas que contemplem as 3 (três) Linhas de Pesquisa do Programa. Além disso, propor-se-á também a realização de oficinas/minicursos com foco no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para fins de internacionalização. Para a realização de oficinas/minicursos, serão convidados professores de línguas da comunidade externa, da UFU, pós-graduandos do PPGEL e professores em formação que tenham proficiência linguística. Outra ação prevista refere-se ao apoio a eventos de graduação e pós-graduação que contemplem algum aspecto da internacionalização, por meio da participação de docentes e discentes do Programa. As ações deste projeto poderão acontecer no formato online ou presencial, a depender de condições sanitárias, financeiras, acadêmicas e tecnológicas e estarão abertas à comunidade UFU, externa e internacional.
Proposta de Cronograma para 2023-2:
O cronograma definitivo será elaborado em agosto a partir de conversa com os docentes do PPGEL para o levantamento de ações. Assim, propõem-se inicialmente as seguintes atividades:
- AGOSTO:
i) reunião inicial para identificação de práticas de internacionalização desenvolvidas pelos docentes do PPGEL
ii) apoio às atividades do “Curso On-line de Português como Língua de Acolhimento” (registro SIEX 29249)
- SETEMBRO:
i) previsão: colóquios com pesquisadores internacionais convidados pelos docentes do PPGEL. Possível data: 19/09
ii) apoio às atividades da “Semana de Internacionalização INTERUFU 2023” (registro SIEX 29262), nos dias 13 a 16/09
iii) apoio às atividades da Semana de Letras, nos dias 25 a 27/09
- OUTUBRO:
i) Previsão: realização do evento online “Comunicações plurilíngues”, voltado para a apresentação de pesquisas, no âmbito dos estudos da linguagem, por discentes e docentes do PPGEL e externos à UFU. As apresentações serão no formato de comunicação oral em línguas estrangeiras e serão organizadas a partir da demanda das inscrições. Possível data de realização: 18/10
NOVEMBRO:
i) previsão: oficina “Comunicação Oral em Língua Inglesa”, ministrada por discentes do PPGEL (aberta à comunidade UFU e externa) – Possível data de realização: 23/11
ii) apoio às atividades do XXI SEPELLA (Seminário de Pesquisas em Linguística e Linguística Aplicada), nos dias 16 e 17/11.
DEZEMBRO:
i) Previsão: oficina voltada para fins acadêmicos (tema a definir), ministrada por discentes do PPGEL (aberta à comunidade UFU e externa) – Possível data de realização: 12/12
Referências
CANAGARAJAH, S. Literacy as Translingual Practice: Between Communities and Classrooms. New York: Routledge, 2013.
DE WIT, H., HUNTER, F., HOWARD L., & EGRON-POLAK, E. Internationalisation of Higher Education. Brussels: European Parliament, Directorate-General for Internal Policies, 2015.
GUILHERME, M.; SOUZA, L.M.T. (eds.) Glocal languages and intercultural awareness. The south answers back. New York and London: Routledge, 2019.
HUDZIK, J. K. Comprehensive internationalization: From concept to action. Washington, DC: NAFSA, 2011.
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2020.
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LEAL, F. G.; OREGIONI, M. S. Contributions to Analyze Internationalization of Higher Education in Latin America: A Critical, Reflexive, and Decolonial Approach. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, p. 1-18, 2019.
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MORAES, M. C. B; LEAL, F. G. Globalização, (de)colonialidade e (contra)hegemonia no contexto da internacionalização da educação superior: o grito surdo da academia. REAd. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 313-342, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/mXP76RhxZ9sgbzNHM7yY4TM/?lang=pt#. Acesso em: 5 de agosto de 2022.
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