Cristiane Carvalho de Paula Brito
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada no Curso de Letras-Inglês na Universidade Federal de Uberlândia. Atua no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, na linha Linguagem, Ensino e Sociedade. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Polifônicos (LEP) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagem Humana e Inteligência Artificial (LIA). Principais temas de interesse: formação de professores de línguas, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes contextos, produção de material didático, letramentos, decolonialidade, Análise do Discurso.
Publicações em destaque
-
CORDULA, M. S. M. et al. Material didático no contexto de internacionalização: o projeto Adolescentes Poliglotas. In: Estudos Linguísticos e Internacionalização no Ensino Superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Cassilândia: CLEUEMS, 2023.
Autores: Maíra Sueco Maegava Cordula, Cristiane Carvalho de Paula Brito, Valeska Virgínia Soares Souza -
BRITO, C. C. P.; RIBEIRO, I. M. Ensino (d)e literatura: (des)encontros na formação do professor de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 811-825, 2021.
Autores: Cristiane Carvalho de Paula Brito -
BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. "Aprendendo inglês diferentemente do mesmo jeito": representações discursivas de coaches de idiomas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, p. 318-341, 2022.
Autores: Cristiane Carvalho de Paula Brito -
FRANCA, T. M. ; BRITO, C. C. P. Inquietações sobre o discurso da happycracia e da censura na Literatura Infantil e Juvenil contemporânea. Revista Soletras, v. 49, p. 42-62, 2024.
Autores: Cristiane Carvalho de Paula Brito -
BRITO, C. C. P.; FRANCA, T. M. Religião e política: embate de sentidos sobre a fé evangélica em posts de pastores no Instagram. Bakhtiniana - Revista de estudos do discurso, v. 19, p. 1-32, 2024.
Autores: Cristiane Carvalho de Paula Brito -
BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. Revisitando o conceito de autonomia: (im)possíveis diálogos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. Revisitando o conceito de autonomia: (im)possíveis diálogos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. In: HASHIGUTI, S. T.; BRITO, C. C. P.; RIBAS, F. C.. (Org.). Escuta Crítica: formação docente em Letras presencial e a distância, 1. ed., 2019, p. 12-30.
-
BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. A constituição do professor de inglês pré-serviço em um curso de Letras EaD: representações sobre formação, ensino-aprendizagem e tecnologia. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO, v. 17