Práticas discursivas e (de)coloniais no ensino-aprendizagem de línguas e na formação de professores - Dra. Cristiane Carvalho de Paula Brito
Este projeto se propõe a investigar práticas discursivas e (de)coloniais no ensino-aprendizagem de línguas e na formação de professores. De forma mais específica, propomo-nos a: a) delinear os discursos nos quais diferentes instâncias enunciativas (acadêmica, institucional, midiática, pedagógica) se inscrevem para significarem os processos de ensino-aprendizagem de línguas e de formação de professores; b) produzir e analisar propostas pedagógicas e materiais didáticos voltados para o ensino de línguas (materna e/ou estrangeira) sob perspectivas discursivas e decoloniais; c) desenvolver articulações teórico-metodológicas entre os estudos da Linguística Aplicada, teorias do discurso e os estudos decoloniais. Almejamos, pois, explorar discursos que (re)produzem colonialidades, bem como que resistem às matrizes hegemônicas de ser, saber e poder, propondo modos outros de dizer, aprender, ensinar, sentir. Compreendendo que os discursos são práticas, voltamo-nos aqui tanto para o(s) efeito(s) de sentido(s) produzidos pelas inscrições ideológicas de diferentes instâncias ao enunciarem sobre os processos de formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas quanto para propostas pedagógicas voltadas para tais processos.