Maíra Sueco Maegava Cordula
Possui graduação em Letras: Português-Inglês pela Universidade de Franca, UNIFRAN (1999), mestrado em Linguística pela Universidade de Franca, UNIFRAN (2008) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, UNESP, FCLAR (2012). Ministra disciplinas de língua inglesa no curso de graduação em Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa (presencial) e no Letras: Inglês, na modalidade a distância. É professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, orientando trabalhos na linha de pesquisa: Linguagem, Ensino e Sociedade. Atua no programa Rede Andifes-IsF e no programa PROINT (Programa de Formação Acadêmica e Linguística para a internacionalização) na Diretoria de Relações Internacionais da UFU. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Linguagem, Ensino e seus Materiais (LabLEM).Tem experiência na área de Linguística, com interesse nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas, relação oralidade e letramento (incluindo aspectos fonéticos, fonológicos e prosódicos), plurilinguismo, formação de professores, material didático, educação e política linguística e internacionalização do Ensino Superior.
Publicações em destaque
-
CORDULA, M. S. M.; SOUZA, A. Oralização ou oralidade? A entoação como recurso linguístico para o desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua materna. In: Propostas didáticas para o ensino de língua portuguesa. Araraquara: Letraria, 2022.
Autores: Maíra Sueco Maegava Cordula -
CORDULA, M. S. M. et al. Material didático no contexto de internacionalização: o projeto Adolescentes Poliglotas. In: Estudos Linguísticos e Internacionalização no Ensino Superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Cassilândia: CLEUEMS, 2023.
Autores: Maíra Sueco Maegava Cordula, Cristiane Carvalho de Paula Brito, Valeska Virgínia Soares Souza -
SOUZA, V. V. S.; CORDULA, M. S. M. Estágio supervisionado na modalidade a distância: repensando o possível no contexto da pandemia. In: Hashiguti, Simone Tiemi; Brito, C. C. P. (Org.). Que EaD nos é (im)possível em tempos de (pó
-
QUEIROZ, A. R.; MOURA, J. V. S.; SA, L. C. B. M.; CORDULA, M. S. M. (Org.) . Olhares Reflexivos à luz das Teorias Linguísticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
Autores: Maíra Sueco Maegava Cordula -
NUNES JUNIOR, M. A.; ARANTES, K. G.; CASTRO, S. F.; CORDULA, M. S. M. Educação linguística e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): contribuições de uma experiência plurilíngue para a Agenda 2030 da ONU. Revista em Extensão, 2023.
Autores: Maíra Sueco Maegava Cordula