Cristiane Carvalho de Paula Brito

Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada no Curso de Letras-Inglês na Universidade Federal de Uberlândia. Atua no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, na linha Linguagem, Ensino e Sociedade. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Polifônicos (LEP) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagem Humana e Inteligência Artificial (LIA). Principais temas de interesse: formação de professores de línguas, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes contextos, produção de material didático, letramentos, decolonialidade, Análise do Discurso.

Publicações em destaque

  1. CORDULA, M. S. M. et al. Material didático no contexto de internacionalização: o projeto Adolescentes Poliglotas. In: Estudos Linguísticos e Internacionalização no Ensino Superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Cassilândia: CLEUEMS, 2023.

  2. BRITO, C. C. P.; RIBEIRO, I. M. Ensino (d)e literatura: (des)encontros na formação do professor de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 811-825, 2021.

  3. BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. "Aprendendo inglês diferentemente do mesmo jeito": representações discursivas de coaches de idiomas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, p. 318-341, 2022.

  4. FRANCA, T. M. ; BRITO, C. C. P. Inquietações sobre o discurso da happycracia e da censura na Literatura Infantil e Juvenil contemporânea. Revista Soletras, v. 49, p. 42-62, 2024.

  5. BRITO, C. C. P.; FRANCA, T. M. Religião e política: embate de sentidos sobre a fé evangélica em posts de pastores no Instagram. Bakhtiniana - Revista de estudos do discurso, v. 19, p. 1-32, 2024.

  6. BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. Revisitando o conceito de autonomia: (im)possíveis diálogos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.

     

    BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. Revisitando o conceito de autonomia: (im)possíveis diálogos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. In: HASHIGUTI, S. T.; BRITO, C. C. P.; RIBAS, F. C.. (Org.). Escuta Crítica: formação docente em Letras presencial e a distância, 1. ed., 2019, p. 12-30.

  7. BRITO, C. C. P.; GUILHERME, M. F. F. A constituição do professor de inglês pré-serviço em um curso de Letras EaD: representações sobre formação, ensino-aprendizagem e tecnologia. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO, v. 17