Fernanda Costa Ribas
Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (2002) e doutorado em Estudos Linguísticos, área de Linguística Aplicada também pela Unesp (2008). Doutorado sanduíche (Capes) em Educação pela Universidade de Maryland (2007). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2018). Professora associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha nas áreas de língua inglesa, metodologia de ensino e estágio supervisionado em nível de graduação. Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motivação, ansiedade, crenças, autocrenças, tecnologias e letramento digital, ensino de inglês nas escolas públicas e formação de professores. Líder do grupo de pesquisa Cognição, afetividade e letramento crítico, registrado no Cnpq.
Publicações em destaque
-
RIBAS, F.C. Política de ensino de língua inglesa: A BNCC versus as pesquisas sobre letramento digital e uso de tecnologias digitais.
Autores: Fernanda Costa RibasRIBAS, F.C. Política de ensino de língua inglesa: A BNCC versus as pesquisas sobre letramento digital e uso de tecnologias digitais. In: SILVA, K.A.; XAVIER, R.P. (org.). Múltiplos olhares para a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Pontes, 2021. p. 221-240.
-
RIBAS, F. Formando professores para o ensino crítico de línguas. Revista Porto das Letras, v. 8, n. 3, p. 9-33, 2022.
Autores: Fernanda Costa Ribas -
ROSA, C. M.; RIBAS, F. C. Abordagem crítica no ensino de língua inglesa para a Educação de Jovens e Adultos: análise de um livro didático. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1852, 2024.
Autores: Fernanda Costa Ribas -
TAGATA, W.M.; RIBAS, F.C. Rethinking digital literacy practices and educational agendas in times of Covid-19 uncertainties. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n. 2, p. 399-431, 2021.
Autores: William Mineo Tagata, Fernanda Costa Ribas