Carla Nunes Vieira Tavares

Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim

Graduada em Letras, licenciatura em inglês e literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Concluiu o mestrado em estudos linguísticos na mesma universidade em 2000. Seu doutoramento foi realizado em co-tutela entre as universidades UNICAMP e Université de Franche-Comté (FR) (2010). Assim, possui o título de doutora em Linguística Aplicada pela primeira universidade e de doutora em Ciências da Linguagem pela segunda. É professora no curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, com trabalhos que conjugam ensino, pesquisa e extensão sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, com interesse especial nos seguintes temas: linguagem e subjetividade, identidade, relação sujeito-língua.

Publicações em destaque

  1. TAVARES, C. N. V.; LIMA, N. L. Lógicas discursivas na relação com o saber em práticas discursivo-pedagógicas de ensino-aprendizagem de línguas. In: LEITE, J. D.; SANTOS, J. S. dos; CARNEIRO, F. G. (Org.). Análises de discurso em perspectivas. (2022).

  2. TAVARES, C. N. V. MENEZES, S. F. (Org.) . Envelhecimento e modos de ensino-aprendizagem. 1a. ed. Uberlândia: EDUFU, 2020.

  3. TAVARES, Carla Nunes Vieira. Mo(vi)mentos de (re)significação da posição de professor. Humanidades & Inovação, v. 10, p. 223-237, 2023.

  4. GEFFARD, Patrick ; TAVARES, Carla Nunes Vieira . Manejos subjetivos na formação de professores. Domínios de Lingu@gem, v. 16, p. 298-326, 2022.

  5. TAVARES, C. N. V.; DRIGHETTI, B. O (Des)encontro com a experiência docente no Projeto ELITI (Ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade): efeitos na formação de professores de inglês. GLAUKS (UFV), v. 1, p. 161-183, 2018.

  6. TAVARES, C. N. V. Trajetórias subjetivas na experiência de formação. REVISTA FAEEBA, v. 29, p. 158-175, 2020.