Fernanda Mussalim Guimarães Lemos Silveira

por Portal PPGEL ILEEL
Publicado: 26/11/2018 - 10:18
Última modificación: 03/05/2022 - 13:14
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidad para Orientación: 
Sim

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Mestrado (1996), Doutorado (2003), Pós-doutorado (2009) e Pós-doutorado Sênior (2018) em Linguística pela mesma universidade. Realizou Missão de Pesquisa (2013) na Université Paris-Sorbonne - Paris IV, França, sob a supervisão de Dominique Maingueneau e Estágio de Pós-doutorado Sênior no exterior (2018), junto ao Centro de Neurociências, Psicologia e Comportamento da Universidade de Leicester, Inglaterra, sob a
supervisão de Briony Pulford. É Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando na graduação e pós-graduação. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da mesma universidade (2018-2021). Foi Honorary Visitor Fellow (2018) na Universidade de Leicester, Inglaterra e pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística (2018-2020) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É líder do Grupo de Pesquisa CED (Círculo de Estudos do Discurso), membro do CEPELP (Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa), ambos filiados à Universidade Federal de Uberlândia. Também é membro do Grupo de Pesquisa Neurolinguística Discursiva: afasia e infância e do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e estereótipos: teoria e análise), ambos filiados ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de
Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e interface com a Neurolinguística e as Neurociências. Suas pesquisas se desenvolveram/desenvolvem em torno dos seguintes temas: autoria; processos editoriais; constituição de posicionamentos discursivos no campo da arte (abrangendo literatura e música); relações entre estilo e ethos; cena de enunciação, gêneros do discurso e ensino; pré-discursos e cognição distribuída. Foi membro do Conselho Editorial da Cortez Editora, na área de Linguagem (2013-
2020). É coordenadora da coleção Tradução de Estudos Linguísticos da Editora da UFU (EDUFU) e membro dos conselhos editoriais das seguintes revistas científicas: Revista da ABRALIN; Língua(gem) em Discurso - UNISUL; Cadernos de Estudos Linguísticos - IEL, UNICAMP; Letras & Letras - UFU; Linguasagem - UFSCar; Percursos Linguísticos - UFES; Todas as Letras - MACKENZIE; e Coleção Mestrado em Linguística - UNIFRAN. É membro das seguintes sociedades científicas: GEL (Grupo de
Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo); ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística); ALFAL (Associação de Linguística de Filologia da América Latina); e ALED (Associação latino-americana de Estudos do Discurso). É bolsista PQ - nível 2 - pelo CNPq.

HOMEPAGE
YOUTUBE
INSTAGRAM

Publicações em destaque

  1. MUSSALIM, F. A noção de competência (inter)discursiva como articulador teórico entre fenômenos de ordem ideológica (interdiscurso) e cognitiva (pré-discurso). Estudos da Língua(gem), v. 18, p. 141-151, 2020.

  2. MUSSALIM, F. O impacto da investigação nos domínios da linguagem nas propostas educacionais de Língua Portuguesa no Brasil.

    MUSSALIM, Fernanda. O impacto da investigação nos domínios da linguagem nas propostas educacionais de Língua Portuguesa no Brasil. In: J. Cunha & J. B. Carvalho. (Org.). Ensino da Língua Portuguesa: dimensões, contextos, pedagogias e práticas.. 1ed.Braga, Portugal: Editora da Universidade do Minho, 2020, v. 1, p. 21-28.

  3. MUSSALIM, F. A dimensão discursiva da cognição ou a dimensão cognitiva do discurso. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 60, p. 7-22, 2018.

  4. MUSSALIM, F.; ROCHA, M. A. F. (Org.). Organização do número temático da Revista Abralin - Problemáticas em torno da noção de autoria. v. XV, n. 2. São Carlos: ABRALIN, 2016. v. 1. 286p .